A criança começa a construir a noção de espaço desde o seu nascimento, por meio das experiências vividas em seu contexto e do processo biológico ela vai gradualmente se desenvolvendo, explorando e conhecendo o espaço em que habita. Embora muito se aprenda em espaços não formais de educação, a escola tem a função de contribuir na alfabetização espacial de suas crianças.
A indicação de leitura dessa semana tem relação com os últimos posts que tratavam sobre noções espaciais elementares. O artigo A construção do espaço, segundo Jean Piaget foi escrito pela Prof. Lívia de Oliveira, que é uma estudiosa na área. Segundo a autora:
O problema do espaço é muito complexo e pode ser estudado de vários pontos de vista. Segundo Piaget e o Grupo de Genebra reconhecem uma filiação entre as estruturas perceptivas elementares e as operatórias mais complexas da inteligência. Apontam, ainda, que as relações espaciais estabelecidas por um indivíduo são descritas dentre as possíveis geometrias. Afirmam, também, que a construção espacial, inicialmente, se prende a um espaço sensório-motor, e em seguida ao espaço operatório, precedido pelos espaços simbólicos e intuitivos (OLIVEIRA, 2005, p. 105)
Esse artigo objetiva aprofundar teoricamente sobre a construção da noção de espaço pela criança a partir da perspectiva de Piaget. Essa leitura requer certo conhecimento sobre a perspectiva piagetiana, pois aborda vários conceitos e ideias do autor e seus colaboradores. Ao tratar do tema "a construção da noção de espaço pela criança" vários pesquisadores da geografia fundamentam suas reflexões nos trabalhos de Piaget. Uma das referências mais citadas é o livro de Piaget e Inhelder intitulado "A representação do espaço na criança".
É importante que o professor além de oportunizar práticas que favoreçam o desenvolvimento das noções espaciais também tenha conhecimento teórico que subsidie sua prática pedagógica.
Abaixo está o link do artigo da Prof. Lívia de Oliveira:
Esticando a conversa
Seguem também outras indicações de leitura sobre a temática.
PIAGET, Jean; INHELDER, Barbel. [1948]. A representação do espaço na criança. [La représentation de l’espace chez l’enfant]. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
O livro abaixo discriminado é bastante interessante e aborda sobre a construção do espaço a partir de uma perspectiva teórica e prática.
ALMEIDA, Rosângela Doin de; JULIASZ, Paula C. Strina. Espaço e tempo na educação infantil. São Paulo: Contexto, 2014.
Crédito da imagem: Wix.com