Créditos da ilustração: Patrícia Ferraz (2019)
Foi na década de 1930 que a ideia de Educação Cósmica, defendida por Maria Montessori, começa a ganhar formas mais definidas, muito adequada para os dias atuais em que o ser humano se vê desconectado com a natureza, muitas vezes, considerando-a com um simples recurso a ser explorado. As consequências disso !!! Nem precisamos comentar, basta acessarmos os meios de comunicação e teremos infindáveis problemas e formas de agressão ao meio ambiente e a nós mesmos.
No artigo, o autor Camilo Grazzini elucida as ideias-chave de Montessori e nos convida a refletir sobre como nos relacionamos com o mundo e a relação de interdependência existente. Toda obra é filha do seu tempo, ao ler as ideias de Montessori é preciso considerar o momento histórico e espaço de vivência da época. A obra tem termos que podem soar com muito estranhamento, mas a essência de sua ideia é mais atual do que nunca. Falar de Educação Cósmica, na perspectiva de Montessori, é mais do que falar de um conceito, é uma visão de mundo.
Para Montessori, o mundo em que habitamos é a nossa casa, na qual cada um tem uma tarefa ou uma responsabilidade. E você, tem feito a sua lição de casa?
Esticando a conversa ...
Segue o arquivo de dois artigos um deles é Maria Montessori’s Cosmic Vision, Cosmic Plan, and Cosmic Education de Camilo Grazzini e o outro é Cosmic Education de Margareth Stephenson
Comments