top of page

Terra vista do alto: continuando nossa viagem de balão


No post da semana anterior sugeri a leitura do livro Terra Vista do Alto, de Fernando Carraro. A história é sobre dois adolescentes que embarcam numa viagem de balão recheada de aventura e acabam por aprender alguns aspectos do relevo brasileiro.

Para essa semana pensei em continuarmos nossa viagem. Que tal construirmos um balão e viajarmos para outros lugares e aprendermos mais sobre Geografia?

Dialogando com as áreas do conhecimento

Vou propor um diálogo entre Geografia, Arte e Língua Portuguesa. Vamos lá !!!

Após a leitura do livro, o professor pode incentivar ou direcionar os alunos a criarem uma nova história, uma viagem de balão cheia de aventura onde eles serão os personagens. Caso não seja possível ou do interesse do professor fazer a leitura do livro, podemos sensibilizar a turma a partir de uma roda de conversa, da análise de imagens de balão, um texto informativo sobre o tema, um vídeo etc. Feito isso, o professor pode propor a construção do texto, que além de ser uma história de aventura será necessário incluir conteúdos geográficos.

Se os alunos estiverem no 5o. ano, a história poderá se desenrolar tendo como ponto de partida um novo estado ou uma região do Brasil. Cabe a observação que o conteúdo geográfico, que deverá estar presente no texto, deve ser trabalhado antecipadamente pelo professor em sala de aula.

Nas aulas de Língua Portuguesa poderá ser estudado sobre a narrativa de aventura, as características ou os elementos básicos desse tipo de texto. O professor deve orientar os alunos quanto a inserção dos conteúdos, que precisam estar em harmonia com a trama da história.

Outra possibilidade é construir a história a partir de uma viagem de balão feita ao redor da escola ou do bairro ou da cidade em que o aluno reside.

Caso a escola tenha uma sala de informática com acesso a internet é possível "simular" o passeio de balão usando o aplicativo GOOGLE MAPS , no qual o aluno pode ter a visão vertical e também acessar a planta do espaço visitado virtualmente. Para utilizar esse recurso, em sala de aula, o professor tem que ter o domínio e um planejamento prévio bem elaborado. Também é importante que os alunos já tenham realizado outras atividades a partir da visão vertical de objetos, feito a planta da sala e outros exercícios que o prepare melhor para usufruir das possibilidades presentes no aplicativo.

É possível que os alunos se envolvam nas atividades propostas e se interessem em saber mais sobre: quando e como surgiram os balões (história), as partes de um balão, como o balão voa etc. Além disso, também podem fazer relações com a música, festas folclóricas, riscos ambientais causados por balões e muitas outros aspectos que podem ser aproveitados pelo professor.

Colocando a mão na massa...

Nas aulas de Arte, a turma irá construir ou representar por meio de desenho e colagem uma cena da história de aventura. A imagem do início desse post foi compartilhada do site DIY HOME PROJET.

Para confeccionar o envelope (que é essa parte gordinha do balão), será necessário: um círculo em cartolina, tiras de papel colorido (fiz na largura de 1 cm) e cola. Com esses materiais a criança vai colando as tiras no círculo de cartolina e depois de pronto cola numa folha sulfite e completa o balão com desenhos, construindo a cena da história.

Fonte: a própria autora

Antes de realizar essa prática com os alunos é importante que o professor faça a atividade, dessa forma é possível saber o nível de dificuldade e fazer algumas adaptações ao perfil dos alunos.

Desejo a todos uma viagem repleta de aventura,

criatividade e muito aprendizado !!!!

Créditos da imagem inicial:DIY HOME PROJET

OBS.: Caso não consiga acessar os links disponibilizados nessa página, entre em contato conosco para que possamos ajudá-lo (a). Acesse a CAIXA DE CORREIO e envie sua mensagem.

326 visualizações0 comentário
bottom of page