top of page

Desenhos e vozes no ensino de geografia: a pluralidade das favelas pelos olhares das crianças


O artigo de Juliana Maddalena Trifilio Dias tem como um de seus objetivos compreender como as crianças percebem, concebem e apresentam suas noções sobre uma parcela do espaço urbano: as favelas. A autora analisou desenhos e realizou entrevistas com alunos, entre 11 e 13 anos, de uma escola particular.

A pesquisa é reveladora da multiplicidade de percepções que os alunos possuem sobre a favela, não se limitando a ideia de violência. Conforme o próprio título do artigo enfatiza há uma pluralidade de favelas nos olhares infantis.

Nas palavras da autora “considerar múltiplos olhares para o espaço geográfico no ensino de geografia é afirmar um ensino pautado na escuta e, portanto, numa relação dialógica em sala de aula que busca abranger e enfatizar a experiência na linguagem espacial” (DIAS, 2013, p. 1046).

DIAS, Juliana Maddalena Trifilio. Desenhos e vozes no ensino de geografia: a pluralidade das favelas pelos olhares das crianças. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 4, p. 1029-1048, out/dez. 2013.

Créditos da imagem: Dias (2013)

OBS.: Caso não consiga acessar os links disponibilizados nessa página, entre em contato conosco para que possamos ajudá-lo (a). Acesse a CAIXA DE CORREIO e envie sua mensagem.

168 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page