Fonte: Striker, Oliva e Florêncio (2024)
Neste post trataremos sobre uma aula realizada com alunos do 4º ano, conduzida pelas estagiárias Larissa Striker, Vitória Oliva e Rebeca de Oliveira Purcaru Florêncio.
Uma prosa sobre a aula ...
A aula começou com uma acolhida calorosa. Em seguida, elas contaram a história "Deságua", de Christelle Huet-Gomez, para introduzir o tema do ciclo da água. Após a leitura, foi feita uma roda de conversa, para compartilhamento de ideias e experiências sobre o comportamento da água na natureza.
A próxima atividade teve a intenção de estimular a criatividade e a reflexão dos alunos. Foi entregue aos alunos um mini livro feito de folha sulfite, para que eles pudessem registrar suas hipóteses e análises sobre as experiências que iriam ocorrer e ilustrar na capa a temática abordada na história. Essa atividade permitiu que as crianças pudessem expressar as suas interpretações de forma artística.
Fonte: Striker, Oliva e Florêncio (2024)
Para tornar a aula mais interativa, interessante e tornar o conteúdo mais concreto, foram realizadas duas experiências práticas. A primeira experiência, sobre a evaporação e condensação da água, foi colocado água quente em um pote de vidro, sendo explicado aos alunos que ela representa o sol que esquenta a água fazendo que ela evapore, na boca do pote, ou seja, na tampa foi colocado gelo para representar a atmosfera fria, e em seguida foi inserido o spray aerossol representando as partículas presente no ar. Veja o vídeo desse experimento e outros no final deste post.
A segunda experiência demonstrou o processo de condensação e precipitação da água, que retorna para a terra, os lençóis freáticos, os rios, os lagos e os mares através da chuva.
Em um pote de vidro foi colocado uma espuma e explicando que ela representa a nuvem que é um aglomerado de gotículas de água e cristais de gelo em suspensão no ar. Elas se formam pela ascensão e condensação do vapor d'água na atmosfera. Depois foi utilizado água com corante azul para respingar sob a nuvem explicando aos alunos que quando a nuvem está muito sobrecarregada a água que está nela retorna para a superfície terrestre em forma de chuva, fenômeno denominado de precipitação.
Antes das práticas as crianças levantavam suas hipóteses. Após a experiências, elas faziam anotações de como ocorreram as experiências, por meio de desenhos e escrita, e registravam os resultados.
Fonte: Striker, Oliva e Florêncio (2024)
Como forma de aprofundar um pouco mais sobre o tema da aula, cada aluno produziu o ciclo da água completo em um saquinho o ziplock com o desenho do mesmo e água para que eles pudessem observar o ciclo acontecendo.
Fonte: Striker, Oliva e Florêncio(2024)
Essa aula proporcionou um aprendizado significativo e divertido sobre o ciclo da água. As atividades práticas e interativas não apenas engajaram os alunos, mas também os ajudaram a compreender a importância da água em nosso cotidiano e na natureza. Com certeza, essa experiência ficará marcada na memória de todos os participantes! O envolvimento e o interesse das crianças foi perceptível em todos os momentos da aula.
Esticando a conversa ...
Abaixo o vídeo do Youtube que auxiliou nas práticas pedagógicas.
Fonte: Professor Original (2020) - Youtube.
Abaixo um mapa mental disponibilizado pelo site Brasil Escola que pode ajudar os seus alunos a entenderem um pouco mais sobre o ciclo da água.
Para fazer a experiência do Ciclo da Água com o saquinho ziplock, segue um exemplo. Tal atividade foi compartilhada no Pinterest, Elementary nest
Fonte: Elementary nest (2024)
Para relembrar esse conteúdo, segue um vídeo destinado ao estudo do professor, não sendo indicado para o uso com crianças. Canal do Youtube Quadro Livre, conteúdo de Geografia.
Bom estudo e boas aulas!
Se quiser receber as novidades do nosso post clique aqui e envie uma mensagem para nós. Não perca a oportunidade de ter a informação em primeira mão!
Até o próximo post!
Comments