top of page

Aqui estamos nós: notas sobre como viver no planeta Terra


Oliver Jeffers é o autor da história cujo o nome é o título desse post. Trata-se de um livro com textos curtos, mas significativos no sentido de despertar no leitor o sentimento de respeito ao seu corpo, as diferentes pessoas, animais e plantas, e ao planeta Terra como um todo. É um olhar mais sensível, que nos traz mais humanidade, fazendo-nos perceber a forma, muitas vezes, fria com que nós olhamos, sentimos e vivemos em nosso planeta. O autor não tem a intenção de trabalhar os conteúdos escolares, a sua proposta é a de apresentar o mundo em que vivemos, com as suas contradições, para o filho ainda pequeno.


Embora a parte escrita seja curta, as informações contidas nas imagens e as inúmeras possibilidades de interpretação são riquíssimas. Posso garantir que cada imagem tem conteúdos para serem discutidos e aprofundados em várias aulas de geografia, de ciências, de astronomia, diversidade cultural, valores etc, etc, etc...


O livro em referência passa uma mensagem sutil que nos permite discutir e abordar com os alunos sobre os processos físicos e naturais e ampliar a discussão sobre a interdependência entre elementos e fenômenos no nosso planeta, os impactos socioambientais e as relações que a sociedade estabelece com a natureza. Após a leitura do livro é possível discutir com os alunos como nós estamos tratando do nosso planeta e, a partir daí, estabelecer relações com conteúdos de Geografia.


Escolha uma imagem !!! E, aprofunde as discussão com pesquisas e outras atividades.


Fonte: Jeffers (2018)


"Filho, existem apenas três palavras que devem orientá-lo

em sua vida: respeito, consideração e tolerância"

Pai de Oliver


241 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page