top of page

Chove chuva ... chuá



Parte 1


A chuva é um fenômeno bastante comum, embora em algumas regiões do Brasil não aconteça com frequência. Essencial para a vida no planeta e responsável pela irrigação natural do solo. Tanto o seu excesso como a sua falta pode alterar a paisagem e a vida das pessoas.


O livro Chove Chuva Chuá, de Maria Helena de Moura Arias, transporta os seus leitores aos dias de chuva, aos sons que embalam nossos sonos ou que nos amedrontam com o "estalar" do trovão e do iluminar dos relâmpagos que cortam o céu quase negro. Ah !!! Aquele cheiro de terra molhada, as sombrinhas e as roupas do varal que bailam no céu, o balançar das árvores e as plantas que parecem agradecer pelas gotas de chuva que, muitas vezes, de forma tão delicada, parecem abraçar o solo.


É uma história de frases curtas permeadas por onomatopeias. A autora explora palavras com dígrafos, o que possibilita um diálogo com Língua Portuguesa, Geografia e Ciências (com o tema chuva)


Uma forma contagiante de envolver os alunos na contação de história é utilizar dos sons de chuva e trovões. Segue abaixo um vídeo para a construção desse material sonoro.


Como fazer o "pau-de-chuva":


Fonte: Canal Youtube da Tia Maroca ( https://www.youtube.com/watch?v=tAzO-pVkRCY )

O som do trovão dá para fazer balançando aquele material plástico da radiografia (tamanho médio ou grande). O som fica um pouco mais agudo, mas dá efeito bacana na história.


De olho na BNCC


Na unidade temática Natureza, Ambiente e Qualidade de Vida, um dos conteúdos a serem trabalhados é o ritmo da natureza como a chuva, o vento, o calor, o frio etc (EF01GE10).


Embora, o tema chuva apareça de forma específica no 1º ano, é possível abordar esse conteúdo em outros anos, quando for trabalhar as diferenças climáticas nas regiões brasileiras, a falta ou excesso de chuva e suas consequências, o ciclo da água, porquê não abordar sobre os rios voadores e a relação da arborização e a chuva.


Esticando a conversa ....


Esse vídeo não é adequado para crianças, mas é um conhecimento que todo o professor de Geografia e de Ciências poderia debater com seus alunos, nada impede que se faça a transposição didática e trabalhe esse conteúdo com os alunos do Anos Iniciais do Ensino Fundamental.


Mais um vídeo para o estudo do professor sobre os tipos de chuva. Os tipos de chuva não é um conteúdo para os Anos Iniciais, mas quanto maior o conhecimento do professor maior a possibilidade entender os fenômenos da natureza e fazer a transposição didática de forma que a explicação fique adequada ao seu público.



Segue a indicação de outros vídeos sobre chuva indicados para crianças:

1) https://www.youtube.com/watch?v=anmoep3uLCg - Tempo e Clima com a Turminha CPTEC



3) https://www.youtube.com/watch?v=4A-SJ-7QM2w - Experimento sobre o ciclo da água para crianças.


No próximo post compartilharemos uma aula que teve por base a contação da história do livro Chove chuva chuá, realizada no 2o ano do Ensino Fundamental.

211 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page