Um pouco da história ...
Esse livro, de Silvana Tavano, apresenta de forma divertida algumas noções espaciais, tais como: dentro, fora, no meio, em cima etc. As ideias estão organizadas por meio de rimas.
É possível também trabalhar com conteúdos da língua portuguesa associados a noções espaciais elementares, de forma lúdica. O professor pode começar a ler os versos rimados e deixar que as crianças complementem e/ou inventem novas rimas.
Dentro do pão
tem miolo
Dentro da torta
tem recheio
E dentro da carteira
É bom ter .....
Assim, fazer uma leitura na qual os alunos participem de forma ativa e divertida.
O livro vai apresentando vários conceitos e, ao final, a autora aponta que dependendo da posição que a pessoa se encontra os objetos podem "mudar" de lugar.
Fazendo um link com a geografia
O livro indicado nesse post pode ser um ponto de partida divertido para que o professor possa introduzir atividades que envolvem a localização de objetos. Além dos conceitos " dentro" , " fora ", " em cima " e "embaixo", dependendo da idade das crianças, pode-se inserir " direita" e "esquerda".
A princípio, a referência deve ser o próprio corpo da criança. Posteriormente, o corpo dos outros colegas e objetos. É importante reforçar que embora isso pareça algo simples para nós adultos, não é para as crianças. É preciso que o professor perceba o nível de dificuldade dos alunos e vá, gradativamente, proporcionando maiores desafios.
Esse exercício no qual a criança precisa dar o posicionamento e a localização correta de determinados objetos podem ser feitos na sala de aula ou no pátio da escola. Além disso, essas atividades contribuem para o desenvolvimento das noções espaciais e favorecem o entendimento de que a localização de um objeto vai depender de um ponto de referência.
No próximo post apresentaremos uma aula, no 1o. ano do ensino fundamental, que a partir da leitura do livro as professores desenvolveram algumas atividades de orientação espacial.
Esticando a conversa
Segue a indicação de um artigo que irá tecer algumas reflexões sobre orientação e lateralidade no ensino de geografia.
TEIXEIRA, Christiano C.; CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos. Orientação e lateralidade: uma proposta à luz da epistemologia genética. In: ENCONTRO DE PRÁTICAS DE ENSINO DE GEOGRAFIA DA REGIÃO SUL, 2., 2014, Florianópolis. Anais eletrônicos... Florianópolis: UFSC, 2014.
Disponível em: .
OBS.: Caso não consiga acessar os links disponibilizados nessa página, entre em contato conosco para que possamos ajudá-lo (a). Acesse a CAIXA DE CORREIO e envie sua mensagem.