Guerras, revoltas, lutas e brigas. Tudo em nome da terra. E o que ela diria, se lhe perguntassem a quem pertence?
Esse livro de literatura infantil de Ilan Brenman possibilita algumas reflexões sobre as relações de poder que os homens estabelecem com a terra.
Um pouco da história
Um agricultor cuidava com muito esforço das terras herdadas do seu pai. No entanto, obtinha sempre resultados decepcionantes considerando toda a dedicação e o trabalho realizado. Um belo dia, ele resolve tentar a sorte em terras mais férteis com água mais abundante e deixa a sua propriedade aos cuidados de um amigo.
Depois de certo tempo, ele retorna e para sua surpresa.....
Como será que ele encontrou sua propriedade??
E agora, a quem pertence a terra?
Fazendo um link com a geografia
Esse livro possui uma série de informações geográficas que podem ser aprofundadas pelo professor. A trama da história se desenrola em outro país, uma sugestão é a de pesquisar com os alunos sobre a localização (qual continente está localizada a terra, em qual país, quais seus limites e fronteiras) a cultura, um pouco da história. Buscar relacionar o conflito presente na história com situações reais, pois é possível encontrar manchetes em jornais abordando sobre conflitos no Oriente Médio. É óbvio que para as crianças não iremos aprofundar em questões políticas e religiosa que permeiam os conflitos nessa região.
Outro aspecto que pode ser aprofundado é a possibilidade de recuperação do solo, trabalhar a ideia de solo como organismo vivo, os cuidados com o solo etc. Estabelecendo relações com a história pode-se trabalhar também a realidade brasileira. Um exemplo bastante interessante foi apresentado no Globo Rural no dia 06 de agosto de 2017, está disponível na internet para o professor pesquisar e fazer a transposição didática para os alunos. Trata-se de uma situação real de um pesquisador suíço que veio morar no Brasil e consegue recuperar um lote de terra que os proprietários colocaram a venda por se tratar de uma terra pouco produtiva e com escassez de água. Após o trabalho desse cientista, defensor da agricultura sintrópica, o solo foi totalmente recuperado e junto com ele os mananciais e a biodiversidade da região. Vale a pena conferir !!! Um trabalho lindíssimo.
Outros aspectos que podem ser trabalhados a partir da leitura do livro são: os pontos cardeais, o conceito de território e outros mais...
Esticando a conversa
Seguem alguns vídeos para o professor pesquisar e se aprofundar no assunto. Todos os vídeos são técnicos, mas ajudam o professor a entender esse assunto e pode dar ideias para projetos na escola. Aqui na cidade onde moro, uma escola trabalhou o conceito de sintropia na feira de ciências envolvendo todos os alunos, do fundamental ao médio.
- GLOBO RURAL - 06 de agosto de 2017 - Agricultura sintrópica
- Outros vídeos sobre sintropia do pesquisador Ernest Gotsch
- Solo como organismo vivo: uma introdução. Existem livros e artigos científicos que vão aprofundar sobre como organismo vivo. Escolhi um um slide que está disponível na internet, por ter uma linguagem um pouco mais fácil de entender. O slide tem uma abordagem técnica, mas possibilita a introdução no assunto.
OBS.: Caso não consiga acessar os links disponibilizados nessa página, entre em contato conosco para que possamos ajudá-lo (a). Acesse a CAIXA DE CORREIO e envie sua mensagem.