top of page

A árvore das estações que vem e vão


O livro A árvore das Estações que Vem e Vão, de Britta Teckentrup, retrata por meio das mudanças na paisagem as diferentes estações do ano. Tem como foco as transformações que ocorrem nas árvores e em seu entorno. O texto está organizado em forma de rimas com ilustrações bem coloridas que chamam a atenção e são de fácil entendimento.

As ideias postas no livro representam mais a realidade de determinados países com estações do ano bem definidas, marcadas por invernos rigorosos. A partir da leitura é possível refletir sobre as alterações que ocorrem nas paisagens no decorrer do ano em virtude da mudança de estação e também trazer a reflexão para o contexto local. Por meio de questionamentos e pesquisas deve-se aprofundar o assunto e direcioná-lo para a realidade brasileira. Se os animais presentes no livro são característicos da fauna brasileira? No Brasil neva? Em quais cidades nevam? Por que isso acontece? Quais as características das paisagens brasileiras com a mudança das estações?

Perguntar também para as crianças, como elas percebem a mudança das estações e quais as semelhanças e as diferenças com as informações contidas no livro. É interessante o professor lançar uma série de questionamentos e aguçar a curiosidade, que será aprofundada com pesquisas e a mediação docente. Para as crianças pequenas o ideal é aprofundar sobre as mudanças que ocorrem em cada estação, quais os nomes dados (primavera, verão, outono e inverno), o que muda nas nossas vestimentas, na nossa alimentação, no nosso cotidiano, na nossa saúde, enfim, procurar explorar as características visíveis e concretas que se manifestam em nosso dia a dia. Explorar essas informações por meio de cartazes, desenhos, murais, pesquisas, entrevistas, se possível, chamar alguém da saúde para informar as crianças sobre os cuidados que temos que ter no inverno e no verão, etc...

Pegando a ideia do livro, pode ser sugerido a confecção da árvore abaixo que retrata as mudanças ocorridas.

Segue abaixo o endereço do site referente a imagem acima. O texto está em inglês, mas por meio das imagens é possível fazer essa atividade, que não é difícil de ser montada.

Com as crianças do 4o. e 5o. ano, a ideia é envolver os alunos com o tema e despertar a curiosidade em entender porque ocorrem as estações do ano. Para isso é necessário saber sobre os movimentos de rotação e de translação da Terra. O assunto para o nosso próximo post.

Sobre a autora do livro

Britta Teckentrup é escritora e ilustradora, nascida em Hamburgo na Alemanha, foi morar na Inglaterra em 1988, onde estudou sobre ilustração e arte final. Já escreveu vários livros infantis e ganhou prêmios de ilustração.

No endereço abaixo, você poderá conhecer um pouco de seu trabalho como ilustradora e autora de livros infantis. O texto está em inglês, mas vale a pena conhecer o seu trabalho.

930 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page