top of page

Movimentos da Terra: rotação


Para entender as mudanças das estações do ano é necessário conhecer os movimentos de rotação e de translação. É um conteúdo que aparece, geralmente, nos livros didáticos de Geografia no 5o. ano, mas não são todos os livros e apostilas que abordam sobre essa temática. É mais comum encontrar esse assunto nos livros de Ciências.

Movimento de rotação

Ao observar o céu durante o dia, temos a impressão que o sol se movimenta. No entanto, quem está em plena atividade é o planeta Terra, que gira em torno dele mesmo (movimento de rotação) e torno do sol (movimento de translação).

Rotação é considerado como o movimento no qual a Terra gira em torno dela mesma, isto é, de seu próprio eixo. E isso acontece no sentido anti-horário e o tempo que a Terra demora para completar essa volta é de, aproximadamente, 24 horas. Tal movimento, que ocorre de oeste para leste, é responsável por termos o dia e a noite, além de desempenhar uma função importante no equilíbrio da temperatura e da composição química da atmosfera.

Seguem abaixo algumas atividades práticas que facilitam a compreensão das crianças. É importante também entender que esse assunto é ensinando nos anos iniciais do Ensino Fundamental de forma mais pontual, ou seja, uma introdução. Entender os movimentos da Terra em sua complexidade exige uma capacidade de abstração maior. Mas, o professor tem que ter um bom domínio, pois é bastante comum despertar a curiosidade das crianças que podem fazer perguntas do tipo:

Por que a Terra não cai? ou Quem empurra a Terra para ela se movimentar?

Para esse conteúdo se tornar de fácil compreensão, o professor não deve ficar preso as imagens do livro didático ou das apostilas, mas utilizar ou construir com as crianças maquetes que os ajudem a compreender o movimento de rotação.

Essa maquete abaixo retirei do site Portal do Professor (segue o link), embora plano de aula seja direcionado para os anos finais do Ensino Fundamental, o esse modelo didático pode ser usado nos anos iniciais também, somente o conteúdo é que deve ser adaptado.

Você vai precisa de papel Paraná ou papelão, uma bola de isopor, palito de churrasco, um pedaço de cartolina para fazer um pequeno boneco de papel e cola quente. Se quiser dar um toque pessoal, essa maquete pode ser pintada e o planeta Terra com seus continentes.

Depois de pronto, é interessante usar essa maquete numa sala que possa ficar mais escura de forma a perceber com mais clareza a parte do globo que recebe a luz solar (dia) e a outra parte que não recebe (noite). Num ambiente mais escuro, para representar a luz do sol pode-se utilizar uma vela, uma luminária ou uma lanterna.

Acesso o link do Portal do Professor e obtenha mais informações sobre essa aula:

Podemos simplificar esse processo, caso a escola tenha um globo Terrestre podemos usá-lo para explicar esse conteúdo. É importante tentar fazer a atividade em uma sala o mais escura possível, para que a criança possa perceber a diferença de luminosidade.

A imagem acima foi retirada de outra aula disponível no Portal do Professor, mas direcionada para os anos iniciais.

Além das atividades concretas utilizando maquetes ou materiais que simulem o movimento de rotação, o professor também pode complementar a aula com videos infantis que podem contribuir para o entendimento do conteúdo.

O canal de Onde Vem? tem um episódio que vai tratar sobre os movimentos da Terra. O vídeo apresenta o conteúdo com uma linguagem bastante simples.

Link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=Nux_3PVdo9U

Segue também a sugestão de alguns livros infantis que podem ser usados para iniciar esse conteúdo ou para fazer um fechamento sobre o tema. É possível por meio desses livros trabalhar de forma interdisciplinar.

A obra narra poeticamente a integração das crianças e dos animais com elementos da noite e do dia.

Esse livro aborda sobre aspectos sobre o dia e a noite por meio de um estilo de poema denominado de Haikai.

"O Haikai é feito em três linhas e com no máximo 17 sílabas, com poucas palavras, mas certeiras, que a cada vez que lemos, trazem o instante vivo de volta. Para compreender o haikai é preciso kokoro, que em japonês quer dizer coração, mas um coração que é um sentir do corpo todo, um espírito aberto e livre, que as crianças conhecem muito bem". Camila Jabur

4.449 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page