Um Dia um Rio, de Leo Cunha e André Neves, é um livro de literatura infantil belíssimo, que nos conta, de forma poética, sobre o rompimento da barragem em Mariana, em 2015, que afetou profundamente o Rio Doce e a vida naquela região. Embora seja um livro direcionado para crianças, o seu conteúdo e ilustrações, tão bem feitas, podem sensibilizar pessoas de qualquer idade.
O professor pode usá-lo como ponto de partida para aprofundar questões específicas da tragédia do Rio Doce e da região de Mariana, mas também é possível expandir a discussão para a situação dos rios e ribeirões em qualquer parte do país e trazer as reflexões para o contexto local, ou seja, onde a escola está inserida.
Quais são as condições dos rios e ribeirões que estão ao nosso entorno? Qual a importância deles em nossa vida?
Dessa forma, o conteúdo passa ter mais sentido e significado para as crianças pequenas. Além de toda a problemática que envolve o enredo da história, que deve ser explorada pelo professor, no texto aparecem termos como bacia hidrográfica, barragem, vale e outros, que podem ser aprofundados com os alunos.
Para estudantes "mais grandinhos", nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio (Por quê não?), pode-se usar a história como uma sensibilização para aprofundar questões que exigem análises mais complexas referentes ao impacto ambiental, a questões econômicas, políticas e sociais.
Segue abaixo, a contação de história de uma parte do livro:
' Um lamento, um grito tardio de socorro, uma homenagem ao Rio
Doce e a todos os rios que banham, alimentam e enriquecem
nossas terras e nossa história"
Léo Cunha e André Neves
Desejo à você uma boa leitura, enriquecida com muita reflexàão