Esse livro é resultado de uma pesquisa de doutorado, realizada por Denis Richter, teve como um de seus objetivos analisar o raciocínio geográfico a partir de mapas mentais construídos por alunos do 3º ano do Ensino Médio. O autor defende a ideia de aprofundarmos a reflexão do uso didático do mapa mental como uma linguagem que pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem. Para o professor, a análise dos mapas mentais pode fornecer informações importantes sobre a aprendizagem do seu aluno, o conhecimento de sua realidade e a forma como ele percebe e interpreta seu espaço de vivência. Para o aluno, essa prática possibilita aproximar os conteúdos da Geografia ao seu cotidiano, tornando o conhecimento mais significativo.
Embora a pesquisa tenha sido feita no Ensino Médio, as informações contidas no livro podem ser adaptadas ao ensino em qualquer etapa de escolaridade, é necessário que o professor faça as devidas adequações ao seu público.
O livro está dividido nos seguintes capítulos:
1 – Pressupostos teóricos da cartografia escolar.
2 – A teoria histórico-cultural e a cartografia: uma aproximação possível?
3 – Ensino de Geografia e mapas mentais.
4 – Análise de mapas mentais.
OBS.: Caso não consiga acessar os links disponibilizados nessa página, entre em contato conosco para que possamos ajudá-lo (a). Acesse a CAIXA DE CORREIO e envie sua mensagem.