top of page

Xiloteca Escolar: você sabe o que é isso?

Fonte: Coleção de discos de Madeira, foto de Mady (2017), Universidade Federal do Amazonas


Você sabe o que é uma Xiloteca?


A Xiloteca é uma coleção de amostras de madeira, que oferece uma oportunidade única para explorar a rica diversidade das árvores que compõem determinado bioma. Como um recurso multidisciplinar, que pode envolver os conhecimentos de botânica, de ecologia, de arte, de história e de geografia, proporcionando uma experiência educacional muito rica e diversificada.


Uma prosa sabre a aula ...


No post anterior mencionamos uma atividade em que foi utilizada algumas espécies de árvores da Xiloteca. Vamos compartilhar aqui, brevemente, um pouco dessa experiência que nos surpreendeu. A ideia de levar esse material para sala de aula, foi a forma encontrada de tornar o conhecimento mais concreto para as crianças, considerando que as espécies não poderiam ser vistas in loco pelos alunos e alunas.


Ao entregar uma espécie para cada grupo, ficamos surpreendidas com o interesse de alguns alunos que acabou contagiando toda a sala. Espontaneamente, alguns estudantes começaram a tocar e a observar a superfície do tronco, sentir o peso e sentir o cheiro e observar os veios da madeira. De forma bastante natural, as crianças quiseram, que os exemplares que estavam em cada grupo, fossem observados por todos os grupos, antes de iniciar a atividade com determinada espécie. E assim foi feito. Foi interessante observar os comentários realizados, as comparações, as hipóteses levantadas com todo o grupo.


Fonte: própria do site

Passado esse rico momento de contato com as espécies, deu-se início a atividade, na qual cada grupo teria que pesquisar sobre árvore sorteada, elaborar uma página com as características gerais da espécie, fazer um desenho. Todo esse material compôs o livro das Árvores da Mata Atlântica.



Fonte: própria do site.


A Mata Atlântica abriga milhares de espécies de plantas, muitas das quais são endêmicas e ameaçadas de extinção, por isso ao explorar a Xiloteca com os alunos, nós professores tivemos também a oportunidade de conhecer uma variedade de árvores nativas. Desde as majestosas árvores emergentes até as delicadas espécies de sub-bosque, proporcionando as crianças, através da observação, analisar de perto amostras de madeira, e assim elas puderam aprender a identificar as diferentes espécies árvores e entender suas características gerais, além disso, a possibilidade da problematização do conteúdo e do interdisciplinar.


O trabalho com conteúdos da história e a diversidade cultural, pois a história do Brasil está entrelaçada a diversas culturas e comunidades conectadas a Mata Atlântica. Sabemos que ao longo da história, o ser humano, por meio das transformações do ambiente, utilizam-se de árvores para construção de casas, de mobiliários, artesanatos, medicina, alimentação e rituais tradicionais. Dessa forma, as crianças podem entender melhor a relação entre as relações humanas e o ambiente natural ao longo do tempo.


O trabalho com a Xiloteca, pode sensibilizar os alunos para a beleza e a importância do cuidado e a preservação das árvores nativas, inspirando ações de conservação e restauração dos ecossistemas florestais, promoção de práticas florestais responsáveis, combate à exploração ilegal de madeira e à degradação ambiental.


Ao integrar a Xiloteca às práticas de ensino, podemos proporcionar aos alunos uma experiência educacional enriquecedora, sensível e inspiradora, bem com a apreciação e o respeito pela natureza e pela cultura.


Segue uma das ilustrações que compôs o livro.

Fonte: próprio do site


Esticando a conversa ...


Agora, convidamos você professor a explorar ainda mais esse mundo maravilhoso com nossa leitura complementar sobre a Xiloteca da Universidade Federal do Amazonas. A nossa proposta é fornecer inspirações, para que você professora ou professora, possa iniciar a coleção de madeiras, que sejam significativas para a sua realidade, numa versão escolar. Talvez, um pouco mais simplificada do que a proposta da universidade, mas igualmente significativa para o aprendizado das crianças e adolescentes.



MADY, F. T. M. (org.). Xiloteca da Universidade Federal do Amazonas: Coleção Dr. Valmir Souza de Oliveira. Manaus: Editora Eco & Companhia, 2017, 36 p.


Inspire-se e boa leitura!

47 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page