Uma prosa sobre a aula
Esse conjunto de aulas teve como ponto de partida a análise de algumas obras, da série Brincadeiras de Criança, do artista plástico Ivan Cruz. O autor é apresentado para as crianças pelo professor que conta alguns aspectos de sua vida e obra.
Na sequência, os alunos foram convidados a observar as obras livremente e depois conduzidos pelo professor a questionamentos que possibilitassem explorar melhor as imagens observadas. Alguns exemplos: O que eles veem nas imagens? Quais são cores presentes? As formas? Que sensações essas imagens passam? Se eles conhecem essas brincadeiras? Se eles brincam e gostam delas? Em que lugar elas acontecem nas obras? Se eles brincam na rua? Por quê?. Além dessas, muitas outras questões podem ser feitas direcionando o olhar e interpretação dos alunos aos objetivos das aulas.
Após explorar as imagens e entrelaça-las com o cotidiano, os alunos desenharam a brincadeira de rua que mais gostavam e utilizaram da técnica do Pontilhismo com canetinha, na qual realizaram seus desenhos utilizando de pontos e/ou manchas. Saiba mais sobre essa técnica característica do movimento impressionista: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pontilhismo
Fonte: Acervo próprio das autoras
Em outro momento, os alunos construíram alguns brinquedos populares com material reciclado e foram para quadra brincar e conhecer outras brincadeiras populares. Tal atividade, se intencionalmente conduzida pelo professor, pode contribuir para o desenvolvimento da consciência corporal, da lateralidade, de percepção e de orientação espacial.
Além disso, é possível elaborar mais um conjunto de aulas que explore o potencial geográfico presente no estudo da rua onde as crianças moram ou da rua em frente a escola: como se dá a ocupação desse espaço, os tipos de construções, os pontos de referência, os elementos naturais presentes, os problemas percebidos, o trânsito, a sinalização, o lazer, o endereço, os serviços públicos e muitos outros aspectos. Pode ser construir um roteiro em cada criança junto com seus responsáveis possam observar a rua onde moram ou elaborar uma aula de campo na rua em frente a escola.
Parte dessas atividades forma aplicadas pelas professoras: Anieli Sandaniel, Beatriz Rufino de Paula e Denise Capobianco, no primeiro ano do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Arthur Thomas.
Esticando a conversa
Nesse post, esticaremos a conversa com algumas educadoras de arte. O livro Descobrindo Grandes Artistas é direcionado para práticas com crianças. Com criatividade é possível aproveitar as ideias contidas no livro e fazer projetos interdisciplinares envolvendo geografia, arte e outras áreas do conhecimento.
KOHL, MaryAnn F.; SOLGA, Kim. Descobrindo grandes artistas: prática da arte para crianças. Porto Alegre: ARTMED Editora, 2001.
Crédito das imagens de Ivan Cruz: Fonte: http://www.brincadeirasdecrianca.com.br/quadros.htm
OBS.: Caso não consiga acessar os links disponibilizados nessa página, entre em contato conosco para que possamos ajudá-lo (a). Acesse a CAIXA DE CORREIO e envie sua mensagem.