A sequência didática que apresentaremos faz um diálogo entre Ciências, Geografia e Arte. Foi aplicada em cinco encontros em uma sala do primeiro ano do Ensino Fundamental.
Uma prosa sobre a aula
As professoras iniciaram a primeira aula passando um trecho, aproximadamente 12 minutos, do filme Vida de Inseto. Antes de iniciar fizeram alguns questionamentos: Alguém sabe o que é inseto? Vocês poderiam me dizer um exemplo de inseto? Quais insetos vocês conhecem?
Após passarem o pequeno trecho do filme, voltaram a fazer outros questionamentos para os alunos: “Como é a formiga do filme? Quantas patas elas tem? Elas possuem antenas? Elas possuem asas?” Depois dessa conversa informal, foi entregue uma folha com a imagem da formiga do filme “Flick” e a imagem de uma formiga real, as crianças tiveram que observar as imagens e identificar as diferenças.
Na sequência, foi explicado o que são os insetos, suas características, como são divididos e as partes do corpo, o lugar onde habitam, os túneis que fazem no interior do formigueiro. Por meio de um diálogo mediado pelas professoras, as crianças foram identificando parte das informações com as cenas do filme e apontando as diferenças. Posteriormente, foi levantado o questionamento que nem sempre o desenho é uma reprodução fiel ao real.
Foi reforçado que um dos habitats da formiga é o solo, embora ela possa construir seu ninho em outros locais. Como tarefa, pediu-se que as crianças trouxessem um pouco de solo (amostra) para a próxima aula.
A maioria das crianças trouxeram em pequenos saquinhos plásticos um pouco de solo. Com uma lupa observaram o solo coletado, cheiraram, manusearam para poderem responder ao quadro abaixo. Foi uma alegria só, “brincar” de cientista !!
Todas as amostras de solo foram organizadas juntas e foram feitos outros questionamentos: Se todas as amostras tinham a mesma cor, o mesmo cheiro, os mesmos elementos etc....
Na sequência foi explicado, de forma simplificada, os elementos que podem compor o solo, a importância da vegetação, dos animais como as formigas, minhocas e etc.
No próximo post daremos continuidade a essa sequência didática e abordaremos um pouco sobre a construção do terrário. Não percam !!!!
As atividades forma realizadas pelas professoras Fernanda Carvalho Grade e Malena Olívia Nascimento, no primeiro ano do Ensino Fundamental no Colégio Aplicação.
Esticando a conversa
Acesse o link abaixo e aprenda a fazer tinta com terra. O trabalho fica muito interessante, pois é possível fazer diferentes cores a partir do solo e as crianças vão adorar essa atividade.
Veja também o post O que tem debaixo da sua cama? Pode ser uma outra maneira de inciar a aula com uma bela e interessante contação história.
OBS.: Caso não consiga acessar os links disponibilizados nessa página, entre em contato conosco para que possamos ajudá-lo (a). Acesse a CAIXA DE CORREIO e envie sua mensagem.