Esse post é uma continuação de sequência didática sobre solo postada no dia 01/09/17. Após a exploração das crianças sobre o solo coletado, o segundo passo foi a construção do terrário.
Um prosa sobre a aula
As professoras revisaram o conteúdo da aula anterior e convidaram as crianças para construírem um terrário e acompanhar o desenvolvimento das plantas. Houve uma breve explicação do que é um terrário e na sequência os materiais foram postos sobre mesa e conforme a professora foi montando junto com as criança também explicava a construção do terrário. Todos os alunos ficaram muito atentos e bastante empolgados com os novos conhecimentos.
A construção do terrário obedeceu a seguinte sequência:
Os componentes necessários foram colocados em um galão transparente de água, seguindo a ordem: pedras, areia, a terra que as crianças trouxeram de casa (é aconselhável adicionar adubo também). Feito isso as crianças foram até a horta para dar um toque final ao terrário, foram buscar um pouco de folhas, pedrinhas e uns bichinhos.
Foi uma aventura !!!
No retorno para a sala, a terra foi umedecida, foram semeadas as sementes de alpiste e inserido parte do material coletado na horta e no pátio da escola. O terrário foi tampado com um plástico transparente.
Ao final da aula foi entregue uma folha sulfite para que os alunos anotassem e desenhassem qual foi o processo de construção do terrário.
Durante a semana as crianças tinham a tarefa de registrar por meio da escrita ou desenho as observações feitas tentando identificar as mudanças ocorridas.
Após uma semana olha só o resultado !!!
As crianças vibraram muito com essa vivência que possibilita estabelecer relação com outros conteúdos como: as partes da planta, a germinação, o cuidado com o solo, ciclo da água, entre outros.
As professoras optaram por trabalhar o cuidado com o solo e os tipos de poluição que o afetam e o processo de decomposição de determinados materiais que são descartados, muitas vezes, de forma incorreta.
Essa aula foi ministrada pelas professoras Fernanda Carvalho Grade e Malena Olívia Nascimento, no primeiro ano do ensino fundamental de uma escola pública.
Crédito das imagens: acervo próprio das autoras
Esticando a conversa ...
Segue um link mostrando a montagem de um terrário e algumas dicas para aproveitar esse material didático e observar o ciclo da água, disponível no site Ponto Ciência
OBS.: Caso não consiga acessar os links disponibilizados nessa página, entre em contato conosco para que possamos ajudá-lo (a). Acesse a CAIXA DE CORREIO e envie sua mensagem.