"Cada lugar combina variáveis de tempos diferentes. Não existe um lugar onde tudo seja novo ou onde tudo seja velho. A situação é uma combinação de elementos com idades diferentes." (SANTOS, 2014, p. 106)
Nesse post iremos tratar sobre as mudanças e as permanências no espaço, para introduzir esse assunto faremos um link com a literatura infantil. Apresentaremos uma sequência didática com a sugestão de algumas atividades realizadas com alunos do 3° ano do ensino fundamental.
Uma prosa sobre a aula
No primeiro momento, as professoras realizaram a leitura do livro: “As aventuras do Gato Caixeiro em Londrina” de Leandro Henrique Magalhães e Ana Cláudia Trevisan; no qual é narrado a chegada do personagem principal à Londrina e o processo de formação da cidade. O livro ilustra os principais pontos da cidade, como por exemplo: a estação ferroviária (atual museu histórico da cidade); o calçadão; a Rua Sergipe; o edifício Tóquio; o Lago Igapó; entre outros.
Durante a leitura os alunos identificaram os locais apresentados no livro, muitos reconheceram os locais e diziam que já haviam passado por eles. Em seguida, as professoras apresentaram fotografias que retratavam a época em que o personagem do livro chegou em Londrina, isto é, fotos antigas de cidade. Sobre o trabalho com fotografia:
O trabalho com fotografia tem como objetivo apresentar novas possibilidades de leituras de imagem, além de traçar paralelos entre sociedades, levando o aluno a reflexão sobre o tempo histórico, os aspectos sociais e culturais, além do fato de se trabalhar com a percepção da atuação dos indivíduos e de suas concepções nas diversas realidades e contextos sociais. (CANO; OLIVEIRA; ALMEIDA; FONSECA. 2012, p. 55)
Os alunos ficaram espantados ao verem as fotografias, pois tratava-se de lugares que eles conhecem na atualidade. Alguns diziam que preferem como é hoje. Essa fala dos alunos foi utilizada como um gancho para as professoras perguntarem o motivo de eles preferirem o local como está atualmente, assim, eles começaram a dizer, tendo como base as fotografias, o que era diferente no passado comparando com o presente. Essa atividade possibilitou uma reflexão sobre as mudanças e permanências que os lugares sofreram ao longo dos anos.
Crédito da imagem: acervo próprio das autoras (2017)
Para ampliar as possibilidades de analisar as mudanças e permanência, foi solicitado aos alunos para trazerem fotografias tirada por eles. Assim, construiu-se um mural com fotografias dos mesmos locais no passado e no presente.
Dando continuidade a essa sequência didática os alunos realizaram uma visita ao Museu Histórico de Londrina. Um lugar incrível que nos remete ao período do início da formação da cidade. Além de um acervo rico em objetos e utensílios, em alguns setores foram organizados cenários que nos remetem, com riqueza de detalhes, a lugares como o interior de uma casa típica rural, uma loja de secos e molhados, um escritório etc. E a grande "estrela" é a bela "Maria Fumaça", que está aberta a visitação em seu interior.
Fonte: acervo próprio das autoras (2017)
O o museu é um lugar rico para se trabalhar as mudanças e as permanências no espaço entrelaçando os conhecimentos históricos e geográficos. Fora as atividades já citadas, as professoras dialogaram com a matemática propondo exercícios que envolveram a noção de temporalidade. Em língua portuguesa, foram trabalhados alguns verbos no tempo passado, presente e futuro, as crianças elaboraram pequenos textos expondo suas perspectivas para o futuro. Essa sequência didática foi finalizada com uma animada gincana, na qual as crianças tiveram que relembrar os conhecimentos aprendidos.
Essa aula foi ministrada pelas professoras:
Priscilla Ohashi Takahashi e Sarah Flaviany Ferreira Sousa
Crédito das imagens no início do post: Museu Histórico de Londrina
Acesse o site do museu e agende sua visita:
Esticando a conversa...
A proposta de deslocamento temporal, isto é, a compreensão das noções temporais - passado, presente e futuro são conceitos complexos para os alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Diante disso, as fotografias antigas e as narrativas referente ao passado, a observação do momento presente e projeções para o futuro, acreditamos que podem propiciar o desenvolvimento tal para entendimento.
Os autores abaixo tratam a respeito da fotografia como uma opção pedagógica para ampliar o entendimento dos alunos:
CANO, Márcio Rogério de Oliveira; OLIVEIRA, Vanusia Lopes de; FONSECA, Vitória Azevedo da. A utilização da fotografia em sala de aula. In: _____. A reflexão e a prática no ensino. São Paulo: Blucher, 2012. Vol 06.
REFERÊNCIAS
SANTOS, Milton. Metamorfose do espaço habitado. 6.ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2014.
OBS.: Caso não consiga acessar os links disponibilizados nessa página, entre em contato conosco para que possamos ajudá-lo (a). Acesse a CAIXA DE CORREIO e envie sua mensagem.