Essa música do Palavra Cantada mostra, de forma lúdica, a conexão entre os espaços que compõem o planeta. É possível perceber essa inter-relação ao analisar a letra da música: o menino que mora numa rua, que fica numa cidade, num país, num continente e num planeta.
A habilidade de entender a configuração do espaço e suas características conseguindo perceber as múltiplas influências e as inter-relações (locais e globais) é algo a ser adquirido ao longo da escolaridade. Essa forma de raciocínio deve ser iniciada na infância, obviamente partindo do simples e do concreto, para tornar-se mais complexa na adolescência e na fase adulta, onde o indivíduo é capaz de fazer análises mais aprofundadas e que exigem maior capacidade cognitiva e de abstração.
A literatura sobre a metodologia do ensino de Geografia nos Anos Iniciais é bastante enfática ao afirmar que o ponto de partida deve ser sempre o local de vivência da criança, mas isso não exclui que se estabeleça relações com espaços distantes. Ao se trabalhar sobre o espaço de vivência da criança (a rua, a escola, a casa, o bairro, a cidade) é preciso que esses conteúdos não se limitem a eles mesmos.
As ruas são todas iguais? Onde está localizada a minha rua? A rua onde moro está ligada a outras ruas? Para onde elas vão? Quais as semelhanças e as diferenças entre a rua onde moro e a dos meus colegas de sala? Como são as ruas em outras partes da cidade? Como são as ruas em outras cidades? Como são as ruas em outros países?
O conteúdo não deve ser trabalhado de forma estanque ou desconectado de um contexto. É preciso perceber a inter-relação entre os espaços.
Segue abaixo alguns exemplos de trabalhos realizados em várias escolas, nos quais os alunos podem perceber que seu local de vivência faz parte de um espaço muito mais amplo.
Esse exemplo é para aqueles que gostam de tudo bem "certinho", os desenhos nas páginas já estão impressos somente para a criança colorir e os títulos já estão escritos.
Essa atividade também é bem padronizada, mas os desenhos são mais originais e o material utilizado é outro. Arrisco a dizer que seja E.V.A ou feltro
Sem dúvida alguma, essa atividade é a minha preferida, pois contém o desenho da criança e também imagens de outros espaços. Se o aluno já souber escrever, o ideal é que ele também escreva os títulos e faça a pesquisa das imagens.
A ideia é bem interessante e o tema pode ser bem variado, por exemplo, trabalhar sobre a rua: a rua onde moro, as ruas do meu bairro, as ruas da minha cidade, as ruas em outras cidades e as ruas outros países. Eles podem perceber, por meio das imagens, as semelhanças e as diferenças entre as ruas de seu bairro, de sua cidade, de seu país e do mundo.
Fora esse exemplo, é possível criar tantas outras oportunidades de reflexão e percepção da inter-relação entre o local e o global. O professor pode levar os alunos na cantina da escola e fazer uma entrevista com a merendeira para descobrir de onde vem os alimentos que são servidos na hora do lanche. Também pode pedir para os alunos pesquisarem onde são fabricados seus brinquedos, suas roupas etc. Esse exercício, aparentemente tão simples, favorece o desenvolvimento do raciocínio geográfico.
Essa música do Palavra Cantada