top of page

"Cataventos", de Alfredo Volpi: uma aula de Arte, Matemática e Geografia


Fonte: acervo digital do MASP


Nessa semana iremos compartilhar uma sequência de aulas, que foram realizadas no 5º ano do Ensino Fundamental. As professoras partiram do tema gerador "cata-vento" para trabalhar conteúdos de Arte (o artista Volpi), Matemática (formas geométricas e área do triângulo) e Geografia (energia eólica e fontes renováveis de energia). Dividiremos em dois posts: o primeiro, contemplará Arte e Matemática; o segundo, Geografia.


Uma prosa sobre a aula ...


Essa aula foi ministrada pelas professoras Gabriela L. C. Casado e Amanda Vitachi Grano, teve como início a leitura da obra de arte “Cataventos” de Alfredo Volpi, cada aluno recebeu uma imagem da obra em destaque no início do post. As professoras apresentaram brevemente a biografia do autor.


Na sequência, foi pedido que os alunos observassem a obra e as professoras lançaram algumas questões, como: O que vocês acharam da obra? Por que leva esse nome? Que experiências vocês possuem com o cata-vento (já manusearam, construíram etc)? É possível encontrar cata-ventos em nosso cotidiano? Quais são as características da obra? Cores? Formas? Sensações?

Foi proposto, então, uma releitura da obra do Volpi utilizando colagem de triângulos de acordo com a Proposta Triangular de Ana Mae Barbosa, que envolve o apreciar, contextualizar e o fazer. Mas, para iniciar a releitura com colagens era necessário construir todos os triângulos e passar por vários desafios matemáticos.


Foi entregue um retângulo colorido (12 x 18 cm) e como revisão de conteúdo foi solicitado para que eles calculassem a área do retângulo (base x altura). Os estudantes mediram o retângulo e calcularam sua área com êxito.


Na sequência, foi lançado um novo desafio que dividissem o retângulo em nove retângulos iguais. Foi proposto que calculassem a área do retângulo menor e foi lançada a seguinte questão: A soma da área dos retângulos menores é igual a área total do retângulo maior?



Novo desafio foi lançado, dividir o retângulo em 18 triângulos iguais. Após concluírem essa atividade, as professoras perguntaram quais as características dos triângulos: se todos os lados eram iguais, se existem outros tipos de triângulos, se existem algum ângulo reto etc.



Após ouvir as contribuições dos alunos, as professoras comentaram que os triângulos são classificados de acordo com as suas características e que o triângulo que eles construíram ao dividir os retângulos ao meio, é denominado de Triângulo Retângulo. Na sequência explicaram todas as suas características e lançaram mais um desafio: como se calcula a área do Triângulo Retângulo? Os alunos apresentaram suas hipóteses e depois as professoras apresentaram a fórmula para o cálculo da área. É possível também lançar outro desafio: a soma da área de dois Triângulos Retângulos equivale a área do retângulo menor?


Fórmula para o cálculo da área Triângulo Retângulo:


Fonte: próprio da autora.


Área total (retângulo maior) = 216 cm²

Área retângulo menor = 24 cm²

Área do triângulo = 12 cm²


Depois de calculada a área, os alunos recortaram os triângulos e trocaram com os colegas para terem cores diferentes. Na sequência, fizeram a produção artística tendo por base a obra "Cataventos" e obedecendo a duas regras:

1) Os triângulos não poderiam estar sobrepostos, nem isolados e deveriam estar todos interligados.

2) A obra deveria contemplar todos os 18 Triângulos Retângulos.


Fonte: próprio da autora.

Fonte: próprio da autora.


Após o término do trabalho foi lançado o último desafio: Qual é a área total da figura que vocês produziram usando os 18 triângulos? Alguns alunos descobriram logo a resposta e outros demoraram um pouco mais, mas todos concluíram com êxito.


Nosso próximo post, construiremos um cata-vento e abordaremos sobre energia eólica. Não perca !!



821 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page