O livro Minha Mão é uma Régua, de Kim Seong-Eun, ilustrado por Oh Seung-Min, conta a história de uma menina que descobre que pode usar partes do seu corpo como parâmetros ou instrumentos de medida. As mãos, as palmas, os braços, os passos passam a ser instrumentos de medida da menina que se empolga e começa a medir várias partes da casa e objetos. O seu corpo passa a ser uma grande régua que muda tamanho a medida que vai crescendo.
As unidades de medida não convencionais são objeto de estudo da Matemática que, de acordo com a BNCC, encontra-se na unidade temática Grandezas e Medidas e é um conteúdo a ser iniciado desde o 1º ano do Ensino Fundamental (EF01MA15; EF02MA16).
No entanto, propor atividades onde as crianças utilizam de medidas não padronizadas pode possibilitar um trabalho bastante interessante que envolve a representação do espaço e o desenvolvimento da "ideia" de escala cartográfica. Esse será assunto do nosso próximo post, no qual compartilharemos a aula da professora Renata Monteiro, realizada no 4º ano do Ensino Fundamental.
Um pouco parecido com as descobertas da menina, da história em referência. que utiliza as partes do corpo como instrumentos de medida.
Medindo móveis e distâncias.
Medindo os cômodos da casa.
Comentarios