Parte 3
Este post é parte integrante de uma aula realizada no 2º ano do Ensino Fundamental das professoras Rosilene Arnoud e Marilda Andrade, que teve como tema "a chuva" e foi dividida em 3 partes.
Na parte 1, apresentamos o livro Chove Chuva Chuá; compartilhamos um vídeo que ensina a construir um Pau-de-Chuva e dois vídeos que abordam sobre o conteúdo "chuva" para o estudo do professor; além de sugestões de vídeos infantis que tratam sobre o tema.
Na parte 2, compartilhamos como foi conduzida a aula que culminou com uma produção textual sobre o tema chuva. Nesse post também disponibilizamos o material criado pelas professoras Rosilene e Marilda, que foi usado para a produção textual e para uma atividade artística que teve como inspiração uma obra do artista Bansky.
Uma prosa sobre a aula ...
Essa parte da aula teve início com uma breve apresentação oral da biografia do artista Bansky, concomitante com a fala das professoras ia sendo mostrada algumas de suas obras. É importante ressaltar que esse artista tem obras que, na minha opinião, não são adequadas para o público infantil. Por esse motivo, as professoras selecionaram as obras a serem exibidas para as crianças.
Deram destaque para a seguinte obra:
Fonte: Social Design Magazine
Nesse momento as crianças expressaram suas opiniões, as percepções, fizeram relações com o seu cotidiano e também foi um ótimo momento para relembrar sobre o texto escrito e os conteúdos sobre a chuva já aprendidos.
Chegou a hora de por a "mão na massa" e colocar a chuva junto com a atividade de produção textual.
No primeiro momento, as crianças tiveram que cobrir a silhueta com a fita crepe e dobrar a parte escrita, para que "chuva" não molhasse o texto. O papel foi fixado numa prancheta.
O segundo passo foi a inserção da "chuva", que consiste em pingar com o conta-gotas ou pipeta as tintas de cores diferentes para compor uma chuva colorida. A princípio tentamos usar tinta de aquarela, mas ficou muito "fraco". Por esse motivo, decidimos usar tinta guache diluída com um pouco de água.
É necessário também levar para sala de aula papel toalha e/ou panos para ajudar a enxugar o excesso de tinta. Nessa aula, os alunos fizeram essa atividade em pequenos grupos por vez e com ajuda das professoras, pois não tínhamos pipetas para todas as crianças e achamos importante orientá-los e auxiliá-los no processo em virtude da dificuldade apresentada por algumas. Enquanto alguns iam terminado a correção do texto, outros iam preparando seu material e outros fazendo a parte artística. Algumas crianças completaram a atividade com desenhos usando lápis de cor. Depois de tudo pronto, a fita crepe foi retirada e os trabalhos foram expostos no corredor da escola. Uma alegria só !!!!
Comments