MÃOS À OBRA !!
Fonte: Canal Youtube Meri Lu - Vidro de conserva e suas utilidades
No post anterior, falamos sobre as plantas, em específico, da árvore e suas partes, a diversidade de espécies e a sua importância para o meio ambiente. Este tema correspondeu a primeira parte da aula, que foi ministrada no 2º ano do Ensino Fundamental pelas professoras Emanuelle Aqua da Silva e Ingrid Aguiar Kuster. Hoje iremos compartilhar algumas possibilidades práticas de ensino e aprendizagem a respeito da segunda parte da aula os Ciclos de Vida: a construção de um terrário.
Uma prosa sobre essa aula…
Essa aula foi iniciada com uma roda de conversa, com o intuito de retomar o conteúdo da aula anterior que abordou sobre as árvores.
Após o diálogo com as crianças, as professoras fizeram a contação de história do Livro: “Uma Árvore” Rodrigo Mattioli. Com a contação de história foi possível trabalhar a matemática. Desde o início até o final do livro foram sinalizados os números/quantidades de animais, frutos e árvores que aparecem na história, fazendo com que os alunos observassem e fizessem pequenos cálculos.
Depois disso, elas dialogaram com as crianças sobre as árvores da escola, a partir da seguinte pergunta: “Existem seres vivos que vivem em volta das árvores da escola, como vimos no livro?“ estabelecendo relações entre a árvore do livro e as árvores da escola.
O próximo passo foi perguntar aos alunos se sabem o que é um terrário, e com as respostas obtidas foi explicado que é um objeto de aprendizagem que representa um pequeno ecossistema, ou seja, que reproduz as condições do meio ambiente. Tal proposta, proporciona ao professor uma possível explicação sobre diversos conteúdos através de seus elementos constitutivos, como por exemplo, o ciclo das plantas, o ciclo da água, as camadas do solo, biomas, entre outros.
Partindo da apresentação dos materiais necessários para a construção de um terrário (utensílio de vidro com tampa, pedras, areia, carvão, terra vegetal, sementes e plantas), foi aplicado à turma uma atividade interdisciplinar.
Na atividade impressa foi proposto que os alunos liguem as imagens de representação dos itens aos seus nomes. Exemplo: desenho da terra, ligar a imagem à palavra terra. Com o objetivo de fazer com que as crianças façam a assimilação entre a imagem e a palavra.
Em sequência a sala foi dividida em grupos de 5 alunos para construção do terrário e de sua legenda, sendo o Grupo 01 responsável pelas pedras; o Grupo 02 pela areia; Grupo 03 pelo carvão; Grupo 04 pela terra e, por fim, o Grupo 05 pelas sementes. Após os combinados, todos os grupos foram direcionados à quadra para construção do terrário. Disponibilizados os materiais necessários para cada grupo, um por um, ia colocando seus materiais no pote de vidro, construindo assim o terrário.
Após a construção do terrário, para a fixação do conteúdo, foi solicitado aos alunos que realizassem o seguinte exercício: observassem o terrário e em uma folha de atividades, com a representação de um pote vazio, desenhassem os materiais usados em cada etapa da construção do mesmo e depois tentassem escrever os nomes de cada material.
Ao finalizar a aula, as professoras utilizaram o microscópio para observação conjunta dos materiais utilizados na construção do terrário: as pedras, a areia, o carvão, a terra vegetal, as sementes, as plantas e as folhas das árvores da horta da escola. Nesse momento as crianças tiveram muito interesse e curiosidade de ver com detalhes as características de cada material.
A próxima etapa foi a de acompanhar as mudanças que iam ocorrer ao longo das semanas, levantando hipóteses sobre o que iria acontecer no terrário.
Se desejar usar essa atividade em sua escola é só fazer o download.
Esticando a conversa…
É muito interessante descobrir a possibilidade da existência de um ecossistema em recipientes de vidro que seriam descartados, vocês não acham?. E para ficar melhor ainda essa novidade, vamos efetuar a prática como os alunos fizeram? Vamos descobrir diferentes formas de se fazer um terrário?
Bem, vamos lá!
Para trabalhar a construção de um terrário com seus alunos, o professor deve saber alguns fatores importantes: os materiais que serão utilizados; que tipo de plantas escolher; que tipo de bioma ele quer fazer (aberto, fechado, não-iluminado, iluminado, seco, intermediário e pantanoso) e se possível utilizar animais nesse terrário.
Baseando-se nessas questões, buscamos opções de vídeos sobre vários tipos terrários para auxiliar você professor nesta atividade, desde terrários simples e pequenos aos mais sofisticados e grandes, basta você escolher qual, e mãos à obra...
Fonte: Canal youtube - Revista e Artesanato
Fonte: Canal youtube - Naturarte
Fonte: Canal youtube - Jardim SP - Terrários e Mini Jardins.
Sugestão de Leitura…
Para complementar a prática, o site Pontobiologia apresenta um texto, direcionado para o estudo do professor, que explica de forma resumida a construção de um terrário e a sua utilização para o ensino.
Você sabia que além de trabalhar o Terrário disciplina de Ciências, podemos utilizá-lo em Geografia também? Bora saber como...
Sabemos que a construção de um terrário proporciona ao professor abranger a unidade temática Vida e Evolução, da Educação Fundamental - Anos iniciais, de forma a contemplar os seres vivos e as plantas no ambiente. No entanto, conseguimos também trabalhar a disciplina de Geografia nessa prática, através da Unidade Temática Natureza, Ambientes e Qualidade de Vida contemplando as condições de vida, os usos dos recursos naturais, impactos das atividades humanas e conservação e degradação da natureza.
Para se trabalhar o terrário na disciplina de Geografia no Ensino Fundamental, o professor pode abordar os seguintes temas: ecossistemas, solo, biomas, ciclo da água dentre outros. Aqui estão algumas sugestões de atividades que podem ser desenvolvidas:
1. Ecossistemas:
- Explique o conceito de ecossistema e como os terrários representam um ambiente fechado.
- Discuta a importância dos ecossistemas para a manutenção da vida na Terra e como as atividades humanas podem afetar esses ambientes.
2. Solo:
- Expor as diferentes composições do solo, pois ele é formado por diversos materiais como por exemplo: matéria orgânica, silte, argila e areia. O ideal é mostrar para os alunos que mesmo ele tendo uma aparência homogênea, existe uma gama de estruturas diferentes que compõe o solo. Pode se trabalhar também sobre os horizontes do solo até a rocha matriz.
2. Biomas:
- Divida os alunos em grupos e peça a cada grupo para escolher um bioma para representar em seu terrário (floresta tropical, deserto, tundra, etc.).
- Cada grupo deve pesquisar as características climáticas e as espécies de plantas e animais encontradas no bioma escolhido.
3. Ciclo da Água:
- Aborde o ciclo da água e como ele se relaciona com o funcionamento do terrário. Os alunos podem observar como a água evaporada das plantas e do solo condensa nas paredes do terrário, formando gotículas que retornam ao solo.
4. Sustentabilidade:
- Amplie a discussão para incluir tópicos de sustentabilidade e como as ações individuais e coletivas podem impactar os ecossistemas.
- Incentive os alunos a pensarem em maneiras de aplicar conceitos sustentáveis em suas vidas diárias.
Ao incorporar o terrário nas aulas de Geografia os alunos desenvolvem habilidades práticas, observacionais e críticas, além de uma consciência mais profunda sobre a importância da preservação ambiental.
O Site Brasil Escola fornece uma opção de como abordar o ciclo da água e o ecossistema com seus alunos.
Outra fonte riquíssima de informação sobre o ensino de Geografia física que estamos disponibilizando em nosso blog, é o artigo Metodologias para o ensino de Geografia Física de Louzada e Filho (2017), que nos fornece informações para trabalhar o terrário interdisciplinarmente. Os autores abrangem vários conteúdos e componentes curriculares desde o Ensino fundamental até o Ensino Médio.
Comments