top of page

A Natureza como Sala de Aula: ampliando o ambiente de aprendizagem.


Fonte: arquivo deste site (2022)


À medida que a sociedade avança, a cada vez mais, os nossos lares vão sendo preenchidos por inúmeras e avançadas tecnologias, que estão fazendo parte do cotidiano dos adultos, dos adolescentes e das crianças que, muitas vezes, bem pequenas já manuseiam celulares e outros dispositivos eletrônicos. Sabemos que as tecnologias também adentraram o espaço escolar como uma forma de melhoria dos recursos didáticos em sala de aula. Entretanto, o uso excessivo desses recursos pode privar as crianças do contato mais próximo com a realidade que a acerca, muitas vezes, limitando o seu acesso, a vivência e a valorização dos espaços naturais.


Inúmeros estudos (Chawla, 2020) têm apontado sobre a importância do contato dos seres humanos com a natureza e a relevância de que essa aproximação se inicie na infância. A família tem um papel importante nessa conexão, mas a escola também pode ser um espaço que propicia esse encontro de forma a enriquecer e tornar mais significativos os conteúdos do currículo escolar.


Nesse sentido, este post busca evidenciar o potencial educador presente nos espaços naturais dentro da própria escola ou em seu entorno, uma forma valiosa de ensinar e de aprender, pois ela oferece inúmeros recursos para aulas mais dinâmicas e inspiradoras que contribuem para o desenvolvimento infantil. A "natureza como sala de aula" representa uma abordagem que expõe e reconhece o potencial que o ambiente natural fornece para enriquecer a experiência educacional das crianças, formar cidadãos mais críticos, mais saudáveis e mais sensíveis as questões ambientais.


A seguir, nós exploraremos um conjunto de aulas que aconteceu no segundo ano do ensino fundamental, no ano 2022, que expandiu, em alguma medida, os limites tradicionais da sala de aula e proporcionou aos alunos oportunidades únicas de aprendizagem imersiva e interativa com o ambiente natural.


Uma prosa sobre a aula...


A aula teve início na parte externa da escola, em uma sombra de baixo de uma árvore, a pergunta que norteou a nossa roda de conversa foi: o que é natureza para você? A maioria das crianças limitou-se a elencar elementos do reino animal, vegetal e mineral. Apenas duas alunas apresentaram opiniões que revelaram uma conexão maior com os elementos da natureza além de ressaltarem a sua importância.


Na sequência, foi feita a leitura dialogada e interativa a partir do livro "Abra e Descubra! A natureza", onde a cada janela aberta nas páginas do livro, as crianças iam descobrindo os animais escondidos e as curiosidades.


Depois da leitura feita, foi dado um momento para comentários sobre o livro. Esgotada a conversa, chegou a hora de conhecer "os segredos" contidos na própria escola. As crianças foram convidadas a desbravar uma parte do pátio escolar, identificando as plantas e os animais, enfim... descobrir a natureza que habita a escola. As crianças, que estavam na fase de alfabetização, fizeram uma lista de tudo o que viram e fizeram desenhos no caderno de campo, também coletaram gravetos e folhas secas.



Fonte: arquivo deste site (2022)


Ao retornar a sala, as crianças foram indagadas se é possível fazer arte a partir de elementos da natureza. A partir desta questão, foi apresentada a elas um pouco da vida e da obra de Frans Krajcberg. As crianças ficaram encantadas com as grandes esculturas do artista e a sua história de amor pela natureza. Então, foram convidadas a produzir bonecos a partir dos gravetos coletados no chão da escola.


Conforme os bonecos foram ganhando "vida", as crianças atribuíam os nomes e criavam histórias com o novo personagem. Nessa aula, elas também puderam reconhecer e vivenciar o espaço escolar para além dos limites da sala de aula. Observar a paisagem para além do visual, envolvendo os sons dos pássaros, o calor do sol ou frescor da sombra em sua pele, descobriram um pé de amora e puderam degustar das poucas frutinhas dispersas nos galhos. Exercitaram a observação atenta, investigação, a criatividade e a escrita.



Fonte: arquivo deste site (2022)


Esticando a conversa...


Frans Krajcberg foi um artista brasileiro nascido na Polônia, conhecido por suas obras que expressam sua preocupação com o meio ambiente e a natureza. Ele usava materiais como madeira queimada, metal e resíduos industriais em suas esculturas e pinturas para destacar a importância da preservação ambiental (Ventrella, Bortolozzo, 2007).



Fonte: Jornal O Globo (2019)


Para trabalhar a geografia e educação ambiental, usando Frans Krajcberg como exemplo, nós podemos destacar sua história de vida e suas obras como ponto de partida. Mostrando para as crianças como na arte de Krajcberg está presente diferentes elementos da natureza, como árvores, animais e paisagens naturais, e discutir a importância de proteger esses recursos naturais. E como esse artista utilizou da arte para fazer uma crítica a ação do homem em relação a natureza.


Além disso, podemos explorar com as crianças os lugares onde Krajcberg percorreu, iniciar com a sua cidade de nascença e traçar a sua trajetória no Brasil, os estados onde viveu e trabalhou até a sua residência na Bahia. Discutir os diferentes ecossistemas e as geografias dessas regiões. Ajudando as crianças a entenderem como as questões ambientais estão relacionadas à geografia. Os conteúdos vão depender do ano de escolaridade das crianças, mas as possibilidade são muitas.


Por meio das obras de Franz Krajcberg, as crianças podem aprender sobre a importância da conservação ambiental, a diversidade da natureza e como as ações humanas podem impactar o meio ambiente. Essa abordagem integrada entre arte e geografia pode despertar o interesse das crianças pelo meio ambiente e incentivá-las a se tornarem defensoras ativas da natureza.


Sugerimos a leitura e o uso dos livros " A obra que não queremos ver" de Renata Sant'Anna e Valquíria Prates (ano), que nos mostra o trabalho desenvolvido por esse maravilhoso artista com o intuito de demonstrar como a ação do homem interfere na natureza, e "Frans Krajcberg" escrita por Roseli Ventrella e Silvia Bortolozzo (ano), que trabalha a arte contemporânea e o meio ambiente por meio da biografia deste artista.


Fonte: Janaina Andrade, arquivo pessoal (2024)


O lúdico e a brincadeira também devem fazer parte do cotidiano das crianças nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a natureza apresenta muitas possibilidades para se trabalhar com as crianças, desde brincadeiras simples como atividades mais complexas. Cabe ao professor, por meio da sua intencionalidade pedagógica, usar a sua criatividade e planejar muitas aulas interessantes, onde se entrelace o conteúdo das diferentes áreas do conhecimento com o lúdico e com o corpo, que promova a conexão com os ambientes naturais, com os espaços de vivência, consigo mesmo e com o outro.


Para ampliar o repertório, abaixo trazemos o vídeo de Adriele Seibel, que nos fornece 7 ideias de brincadeiras/atividades com gravetos para trabalhar com nossos alunos.


Fonte: Adriele Seibel. Youtube. Publicação 5 de Janeiro 2023.


Outra ideia interessante partindo da aula de construção de bonecos de gravetos, é a utilização dos mesmos para contação de uma história já existente ou criada pelos seus alunos.


Abaixo um exemplo de história com utilização de bonecos de gravetos.


Fonte: Prof. Jussara Ferreira - História Musical com Gravetos. Respeito as diferenças. Youtube. Publicação 23 de abril de 2023.


Ampliando horizontes: sugestão de leitura...


Para ampliar o conhecimento sobre a importância do contato da criança com a natureza, indicamos a leitura do artigo "Crianças da Natureza" de Léa Tiriba, publicado em 2010. Este texto, além de contribuir com vivências e experiências para que as crianças compreendam as relações sociais com a natureza, sugere diversas ideias de como ensinar práticas pedagógicas que “promovam a interação, o cuidado, a preservação e o conhecimento da biodiversidade e da sustentabilidade da vida na Terra, assim como o não desperdício dos recursos naturais" (DCNEI, 2010, p. 26), destacando especialmente a importância de ensinar esses valores desde cedo as crianças.



Outra boa leitura, é o artigo de Chawla (2020). A pesquisadora faz um amplo mapeamento de pesquisas internacionais sobre a conexão dos seres humanos com a natureza apontando para os benefícios. O texto está em inglês, mas existem alguns tradutores na internet que podem auxiliar nessa.



Boa leitura e boas vivências na natureza !



67 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page