top of page

Movimento de Translação e as estações do ano: faça a sua maquete


Essa imagem é do site Ciência Mão - USP - http://www.cienciamao.usp.br/

Olá pessoal !!!

Fiquei um tempo ausente por excesso de trabalho, por esse motivo não consegui organizar e inserir as postagens. Conteúdo não falta !!!

E, para este post, abordarei sobre o movimento de translação, que faz relação com as duas últimas postagens: a sugestão do livro A árvore das estações que vem e vão e o movimento de rotação da Terra.

Esse assunto costuma ser considerado como abstrato para as crianças entenderem e, muitas vezes, os professores dos anos iniciais também apresentam dificuldades em apresentá-lo de forma concreta. Nesse sentido, selecionei algumas atividades práticas, da mais simples para a mais complexa, para auxiliá-los nesse processo. No primeiro momento apresentarei uma breve introdução ao assunto, lembrando que nos anos iniciais esse tema é apenas introdutório e, na sequência, selecionei alguns materiais para o professor.

O vem e o vai das estações do ano...

De forma simplificada o movimento de translação pode ser definido como o percurso que o planeta Terra faz ao redor do sol. Tal movimento, que tem o formato de uma elipse, leva 365 dias e 6 horas para se completar e é responsável pela sucessão dos anos e pelas mudanças das estações: primavera, verão, outono e inverno. Essas quatro subdivisões são baseadas em padrões climáticos, ou seja, cada uma delas possuem características distintas.

Um fator importante a ser considerado é o eixo de inclinação da Terra, aproximadamente 23,5 graus. Em decorrência dessa inclinação o sol vai incidir com mais intensidade ou menos intensidade em determinados locais durante do percurso que Terra faz ao redor do sol. Em outras palavras, essa inclinação faz com que a orientação da Terra mude constantemente enquanto gira ao redor do sol.

As crianças precisam do concreto para entender, nada melhor do que uma boa maquete ou modelo do movimento de translação para exemplificar isso. Nos exemplos abaixo, a criança conseguirá perceber a incidência do sol e sua relação com as estações do ano.

O modelo abaixo é bem fácil de fazer, a escola poderá usá-lo por um bom tempo. O material para confeccioná-lo é bem barato: uma caixa de papelão (tipo pizza); bolinha de isopor, tampinhas, palitos, massinha de modelar, lâmpada, clips, tomada e plug.

Essa imagem é do site Ciência Mão - USP - http://www.cienciamao.usp.br/

Essa maquete foi realizada pelos alunos da Especialização de Ensino de Astronomia, em 2009. Segue abaixo o link com todo o processo de execução, bem explicadinho. Não tem como errar.

Segue abaixo um outro modelo um pouco mais complexo, mas a proposta é bastante interessante.

No site de astronomia, em que está divulgada a imagem acima, também está disponibilizado o passo-a-passo para a confecção desse modelo e também explicações teóricas. Embora usem outros materiais, o custo de confecção é bem baixo.

Essas maquetes podem ser usadas nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, o que vai diferenciar é a complexidade com que o professor vai tratar da temática. Penso que vale a pena a escola construir qualquer uma delas, pois pode ser usada por alunos em diferentes momentos de sua formação.

Depois que o professor explicou a parte teórica do movimento de translação e sua relação com as estações do ano com base em uma das maquetes acima. Segue a sugestão de uma atividade bem simples, direcionada para crianças, e que podem ajudar na fixação dos conteúdos.

http://raquelinfantilvives.blogspot.com/2015/02/experimento-con-linternas.html

No link abaixo está disponível o modelo para ser recortado e montado pelas crianças.

Com criatividade o professor também pode criar outras formas fazer a representação acima, usando outros materiais ou até mesmo fazendo com que a criança desenhe o sol e o planeta Terra, depois recorte e monte a sua pequena maquete.

Esticando a conversa ...

Para o professor aprofundar o assunto, segue abaixo a indicação de um vídeo que vai explicar direitinho esse processo. Não é um vídeo para crianças, mas direcionado para alunos do Ensino Médio e professores. No final do vídeo, o professor Gabriel explica de forma simplificada a irradiação do sol no planeta Terra.

3.658 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page